Como Usar Seu Iphone como Leitor de Código de Barras

O uso do leitor de códigos de barra no Iphone tem se tornado cada vez mais amplo. Se no início a tecnologia podia ser encontrada com mais facilidade em supermercados, hoje a sua adoção está disseminada. Empresas dos mais variados segmentos estão despertando para todos os benefícios que a implementação de um sistema de códigos de barra oferece. Entre as maiores vantagens, estão a otimização de processos de logística e a economia de um tempo considerável no setor de pagamento, incluindo os caixas de lojas.

1866ka1dmunzajpg

A utilidade da tecnologia é tão abrangente que se estende a segmentos cujo foco principal não é identificar produtos em si, mas remessas, destinatários e destinos. É o caso dos correios e de companhias de transporte.

Com a evolução de celulares e computadores, todas as vantagens dos códigos de barras foram estendidas igualmente aos consumidores. Mais uma vez, os ganhos se relacionam ao tempo poupado em processo de rotina, bem como a praticidade envolvida. Agora, é possível pagar contas e boletos diretamente de seu Iphone, eliminando o desconforto de filas e deslocamentos. A promessa é tentadora demais para que seja ignorada.

Até o WhatsApp usa a leitura de código de barras

Quer um exemplo de um aplicativo que recebeu mais usuários a partir da adoção do código de barras? Whatsapp. Entre a parcela da população que não havia aderido à febre das mensagens instantâneas no celular, o principal argumento era o desconforto de digitar muito texto diretamente no Iphone. A empresa logo eliminou a desculpa, criando um aplicativo que conecta o telefone diretamente ao comutador. Para que a mágica aconteça, basta um código QR.

O código QR é um código bidimensional que pode ser digitalizado com facilidade por quase qualquer celular equipado com uma câmera. No caso do Whatsapp, basta direcionar o foco para o código QR exibido na página do aplicativo para se conectar a seu número, com a vantagem de poder digitar em um teclado mais amplo.

Códigos QR são capazes de armazenar um grande número de informações, desde URLs e links, passando por informações de contato e chegando a endereços de e-mail. Ainda que a tecnologia não tenha sido produzida para iOS, há uma série de aplicativos que ajudam a efetuar a leitura dos códigos em seu celular.

hqdefaultConfira a seguir uma série de etapas simples que você pode percorrer para garantir a leitura de códigos de barra em seu iPhone.


Baixe um aplicativo para ler os códigos de barras

Na App Store, você vai encontrar uma série de aplicativos com a função de leitura de códigos QR. Algumas alternativas são pagas, outras não. Selecione uma de acordo com as suas preferências.

Nessa etapa é bom ficar de olho nos requisitos de sistema. Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu celular, enquanto outros podem ter sido desenvolvidos especialmente para ele.

Outro aspecto importante é definir a finalidade das leituras que você pretende fazer. Se o seu desejo é pagar contas, como aqueles boletos bancários que exigiam paciência na hora de digitar uma infinidade de números, lembre-se de que há aplicativos próprios para isso.

Teste o aplicativo de leitura de código de Barras no seu Iphone

Depois que o download e a instalação estiverem concluídos, teste o aplicativo procurando um código de barra. Os melhores aplicativos não requerem que você tire uma foto do código QR. Em vez disso, basta centralizar a câmera na imagem e esperar o alerta que indica a captura da imagem.

Após a captura do código de barras, você verá uma série de informações, e poderá agir sobre elas. Agora você já está pronto para usar o aplicativo para as pesquisas pretendidas, seja de outros aplicativos, de preços ou de produtos.

Lembre-se que a iluminação do ambiente pode interferir bastante no resultado. A decodificação ocorre em segundos, bem como a leitura e a validação dos dados. Por isso, garanta um ambiente que propicie uma leitura clara quando os dados forem transpostos para a tela de seu iPhone.

Aplicativos leitores de código de barras interessantes para o dia a dia1100

Além de simplificar tarefas de rotina como pagamento de contas, existe uma infinidade de aplicativos com funções igualmente úteis, embora as pessoas não costumem pensar no assunto com muita frequência.

Imagine, por exemplo, a possibilidade de obter todos aqueles dados que você pesquisa em mecanismos de busca sobre os produtos que deseja comprar em plena loja. O Consumer Barcode Scanner oferece exatamente isso. Basta apontar a câmera do celular para o código de barras de um produto físico para ter acesso imediato a informações valiosas, tais como classificação do produto e avaliações de compradores. Também é possível se conectar diretamente ao Facebook para obter recomendações.

Produtos como o ShopSavvy são desenvolvidos para quem gosta de economizar enquanto faz compras. Ao acionar o leitor de código de barras, o usuário terá acesso instantâneo a uma lista de lojas e os respectivos preços, garantindo uma pesquisa de mercado em questão de segundos.

Se você já está seduzido com essas possibilidades, adiantamos que há uma infinidade de aplicativos a caminho para os mais variados interesses. Por exemplo, há empresas voltadas para desenvolver aplicativos que, a partir da leitura do código de barras, ofereça informações nutricionais como calorias e nutrientes diretamente na tela do celular.

Leave a Reply